Boas vindas!

" O que propomos é a idéia de invenção como obra aberta, esforço coletivo que não tem autor. Para o seu desenvolvimento contribuem múltiplas mãos, múltiplas forças". (Eizirik)

Sejam Bem-vindos!



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Acessibilidade na Escola Fátima

A acessibilidade  é um assunto sério, que no ano 2010,  foi tema de estudo do Grupo de Robótica de nossa Escola.
Os alunos desenvolveram um Projeto de Pesquisa para estudar o assunto e conscientizar a comunidade escolar sobre o  tema.
O trabalho  foi motivado pelo Desafio Smart Move, um Campeonato de Robótica, cujo centro do estudo era a circulação de idéias e  pessoas pela comunidade onde a Escola está inserida.
Levando em conta o número de pessoas com deficiência residentes nesta região e a área irregular onde está localizada a Vila Nossa Senhora de Fátima e com a intenção de provocar ampla discussão  sobre o assunto  realizamos um conjunto de ações dentro e fora da Escola.

Conversamos com arquitetos da Secretaria Municipal de Acessibilidade de Porto Alegre e encaminhamos para esta Secretaria, uma solicitação por escrito para que a nossa Escola fosse incluída nos projetos de melhorias de acessibilidade nas escolas.


Visitamos a Empresa Estoril responsável pelo transporte coletivo da Região e pudemos conhecer um ônibus adaptado e saber como funciona.
Ouvimos as demandas do aluno usuário de cadeira de rodas, recebemos informações da professora Deise da S.I.R. sobre as adaptações  mínimas necessárias na escola para viabilizar o deslocamento independente dentro desta instituição pública de ensino.
Estabelecemos parceria com a equipe Legol da robótica da  E.M.E.F. José Mariano Beck e juntos apresentamos nossas análises aos jurados do Campeonato e posteriormente aos professores da S.I.R. do regional ao qual as escolas pertencem.



O trabalho rendeu ao grupo um Terceiro lugar na avaliação da Pesquisa, dentre as escolas Municipais de Porto Alegre.
Mais detalhes sobre o assunto no Blog http://fatimarobots.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teu comentário é muito importante, por isso não deixa de registrá-lo. Obrigada