Os alunos desenvolveram um Projeto de Pesquisa para estudar o assunto e conscientizar a comunidade escolar sobre o tema.
O trabalho foi motivado pelo Desafio Smart Move, um Campeonato de Robótica, cujo centro do estudo era a circulação de idéias e pessoas pela comunidade onde a Escola está inserida.
Levando em conta o número de pessoas com deficiência residentes nesta região e a área irregular onde está localizada a Vila Nossa Senhora de Fátima e com a intenção de provocar ampla discussão sobre o assunto realizamos um conjunto de ações dentro e fora da Escola.
Conversamos com arquitetos da Secretaria Municipal de Acessibilidade de Porto Alegre e encaminhamos para esta Secretaria, uma solicitação por escrito para que a nossa Escola fosse incluída nos projetos de melhorias de acessibilidade nas escolas.
Visitamos a Empresa Estoril responsável pelo transporte coletivo da Região e pudemos conhecer um ônibus adaptado e saber como funciona.
Ouvimos as demandas do aluno usuário de cadeira de rodas, recebemos informações da professora Deise da S.I.R. sobre as adaptações mínimas necessárias na escola para viabilizar o deslocamento independente dentro desta instituição pública de ensino.
Estabelecemos parceria com a equipe Legol da robótica da E.M.E.F. José Mariano Beck e juntos apresentamos nossas análises aos jurados do Campeonato e posteriormente aos professores da S.I.R. do regional ao qual as escolas pertencem.
O trabalho rendeu ao grupo um Terceiro lugar na avaliação da Pesquisa, dentre as escolas Municipais de Porto Alegre.
Mais detalhes sobre o assunto no Blog http://fatimarobots.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teu comentário é muito importante, por isso não deixa de registrá-lo. Obrigada