O Plano Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, dispõe sobre a Sala de Integração e Recursos:
5.4.6- SIR- Sala de Integração e Recursos
Em consonância com a Declaração de Salamanca (1994) que afirmava que todas as crianças devem aprender juntas e que a escola deve acolher e atender as necessidades de seus estudantes, a Rede Municipal de Porto Alegre inicia, neste mesmo ano, a elaboração de um projeto piloto voltado à inclusão escolar: a Sala de Integração e Recursos( SIR). Em 1995 este projeto é implementado em quatro escolas municipais.
Inicialmente, foi elaborado para atender os alunos com necessidades educacionais especiais e minimizar a multirrepetência nos anos iniciais do currículo escolar. A Sala de Integração e Recursos passa então a constituir-se como um serviço de apoio a política educacional para a inclusão de alunos da Secretaria Municipal de Educação. Desde então, tem aumentado a abrangência de atuação deste serviço, tem crescido a número de alunos incluídos, assim como o número de salas disponíveis a realização deste acompanhamento.
O serviço de apoio da Sala de Integração e Recursos é destinado aos alunos com necessidades educacionais especiais que estão regularmente matriculados na EMEF Nossa Senhora de Fátima, assim como aos alunos egressos de escolas especiais ou escolas infantis municipais. Destacaram-se como características desse alunado as deficiências, as síndromes, os transtornos globais do desenvolvimento, as lesões cerebrais e as condutas típicas.
No ano 2010 a EMEF Nossa Senhora de Fátima é contemplada com essa modalidade de serviço, sendo anteriormente realizado na EMEF José Mariano Beck. Essa nova implementação, demandou um espaço físico de atendimento situado no prédio D sala 10, e o recurso humano de uma professora com formação específica e obrigatória em Educação Especial, com carga horária de quarenta horas semanais e atendendo vinte e cinco alunos.
A atuação deste profissional constitui-se em um serviço da educação especial, de apoio pedagógico e psicopedagógico, no ensino regular.
O trabalho contempla a investigação e o atendimento dos alunos que apresentam necessidades educativas especiais e que precisam de um acompanhamento pedagógico especializado complementar ou suplementar. Tem como objetivo principal auxiliar os alunos na construção de aprendizagens, visando o desenvolvimento de suas potencialidades no contexto pedagógico e em sua vida extra-escolar.
Os alunos da Sala de Integração e Recursos são atendidos no turno inverso ao horário escolar, preferencialmente, duas vezes por semana e a partir de duas modalidades:individual e/ou em pequenos grupos. Podem freqüentar este espaço de ensino especializado os alunos de todos os Ciclos de Formação( I,II e III).
Além do atendimento aos alunos, a professora realiza visitação às salas de aulas e reúne-se, sistematicamente, com o Serviço de Orientação e de Supervisão Escolar ( SOE/SSE), assim como com os professores dos alunos, com seus familiares e com outros profissionais,como os da área da saúde, e de outras instituições envolvidas com os mesmos.Nestes encontros desenvolve-se conjuntamente, estratégias para garantir a permanência e a aprendizagem dos educando.Participa de assessorias e de reuniões sob a Coordenação Pedagógica da Educação Especial, assim como, de reuniões regionais com professoras de outras SIRs.
Faz parte do trabalho da SIR encaminhar alunos com necessidades educacionais especiais, maior de quatrorze anos, para projetos voltados ao menor aprendiz e,quinze(15) anos, para a SIR PTE( Programa de Trabalho Educativo), serviço de apoio da SMED que assessora, acompanha e busca estágios nas Secretarias Municipais, cursos profissionalizantes, bem como vagas no mercado de trabalho.
A Rede Municipal de Ensino oferece o serviço de apoio de estagiários de inclusão que acompanham os alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula, nas atividades desenvolvidas pela escola e no auxílio na preparação de materiais pedagógicos acessíveis, bem como, na locomoção e na higiene dos alunos que necessitam deste recurso humano. Recebem assessoria da SMED, e nas escolas são acompanhadas e assistidas pela SIR através de reuniões sistemáticas e no dia-a-dia do seu trabalho.Devem apresentar relatórios mensais do trabalho e do acompanhamento realizado.
A Sala de Integração de Recursos conta com um repasse de verba realizado pela SMED demandando orçamento prévio para a aquisição de materiais que garantam sua especificidade e de seu trabalho e que atendam as necessidades de seu alunado.
(Texto retirado na íntegra do Plano Político Pedagógico da E.M.E.F. Nossa Senhora de Fátima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teu comentário é muito importante, por isso não deixa de registrá-lo. Obrigada