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sábado, 4 de junho de 2011

Língua Brasileira de Sinais

A utilização da Língua Brasileira de Sinais ( LIBRAS) é um recurso de grande importância para a comunicação da pessoa com surdez, porém,  especialistas afirmam que  a aquisição da Língua de Sinais, não é garantia de uma aprendizagem significativa. É necessário ao aluno o domínio de outros saberes que lhes garantam viver com mais independência, tornando-se um  sujeito produtivo.
Uma escola que se propõe inclusiva para a pessoa com surdez deve levar em conta que este aluno têm  o direito
de acesso ao conhecimento, à acessibilidade, bem como o Atendimento Educacional Especializado.
Embora não haja consenso sobre o melhor espaço de aprendizagem para a pessoa com surdez, sabe-se que o uso de LIBRAS é muito difundido em nosso país.

O Atendimento Educacional Especializado para o ensino de LIBRAS constitui-se em um dos momentos didático-pedagógico para alunos com surdez incluídos na escola comum.
Alguns passos deste trabalho:

  • Diagnóstico realizado por professor ou instrutor de LIBRAS;
  • Planejamento  de ações a partir deste diagnóstico;
  • Organização didática do espaço de ensino utilizando imagens visuais que possam colaborar para o aprendizado da Língua de Sinais; e , 
  • Avaliação permanente do processo.

( Material retirado do livro Atendimento Educacional Especializado- Pessoa com Surdez, de Mirlene Macedo Damázio)

Um comentário:

  1. EU ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA LINGUA DOS SINAIS FIQUEI MEIO EM DUVIDA NO p E NO q MAIS O RESTO FOI TRANQUILO MUITO OBRIGADA



    ME AJUDOU MUITO APESAR DE QUE NAO CONSIGO FAZER ISSO MUITO RAPIDO COM AS MAOS MAIS MUITO OBRIGADO A VOÇES POR ISSO UM GRANDE BEIJO NATHALIA RODRIGUES DA SILVA

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