Boas vindas!

" O que propomos é a idéia de invenção como obra aberta, esforço coletivo que não tem autor. Para o seu desenvolvimento contribuem múltiplas mãos, múltiplas forças". (Eizirik)

Sejam Bem-vindos!



domingo, 5 de junho de 2011

Recursos de Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento,de característica interdisciplinar, que engloba produtos,recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade,relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.  (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR,2007).


O ISO 9999 define Tecnologia Assistiva, também chamada de ajudas técnicas, como:

[...qualquer produto, instrumento, estratégia,serviço e prática, utilizado por pessoas com deficiência e pessoas idosas, especialmente produzido ou geralmente disponível para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos.





A disponibilização  e o acesso a recursos  bem como as adaptações simples e artesanais, tornam-se a diferença para determinados alunos com deficiência, influenciando determinantemente nos processos de aprendizagem.

Alguns exemplos de Tecnologia Assistiva:







Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa , essas atitudes transforma muitas vidas. Continue o incentivo

    ResponderExcluir

Teu comentário é muito importante, por isso não deixa de registrá-lo. Obrigada