A internet é uma fonte mundial de informação cada vez mais acessível a todos.
Nela encontramos pessoas, imagens, serviços e diferentes conteúdos e recursos disponibilizados em sites, blogs, redes sociais e buscadores entre outros.
Através dela, podemos conhecer pessoas, conversar com elas em tempo real e até ter encontros virtuais independentemente de onde estejamos. Realizamos cursos à distância como este.
É possível dizer que há liberdade de expressão na internet. Não há censura nem limite para os conteúdos divulgados, tornando-a um canal aberto e por vezes perigoso.
Há que se pensar neste recurso tecnológico como avanço nas possibilidades de comunicação e democratização do acesso a conteúdos antes restrito a poucos.
Hoje, basta um clique para navegarmos livremente por caminhos ilimitados que chegam até nós em velocidade recorde. Por tanto, é preciso conhecer os mecanismos de busca e aprender a verificar se as informações apresentadas são confiáveis.
Segundo Emília Ferreiro em um trecho da reportagem “Como os alunos fazem buscas na internet”, publicada pela Revista Nova Escola e postada no Material de Apoio deste curso, "A confiabilidade é mesmo o aspecto crucial", referindo-se ao conteúdo divulgado pela rede virtual.
Na mesma reportagem há considerações de outros estudiosos que afirmam que “nem tudo que há disponível é verdadeiro” e que cabe a nós professores navegar pela rede com mais precisão, avaliando se as informações são confiáveis, além de ensinar aos nossos alunos a “peneirar as informações”.
Emília Ferreiro considera que “A grande vantagem é que a máquina nos permite experimentar infinitamente. Podemos voltar, refazer, trocar tudo. E isso não causa nenhum problema ao trabalho, pois ele é 100% reversível. No entanto, precisamos ensinar a interpretar. Pois só assim vamos ajudar os alunos a construir conhecimento de fato."
Partindo desta análise, destaco considerar o computador, seja através da internet ou de seus programas, uma das ferramentas mais completas e atraentes na escola. Os alunos sem dúvida alguma são fascinados pelas possibilidades de trabalho a partir deste recurso.
Ao longo de minha experiência, tanto em sala de aula como nas oficinas de robótica, tenho comprovado o quanto podemos qualificar as ações pedagógicas da escola, através do uso da internet e do computador.
É muito bom saber que existem inúmeras pessoas estudando, pesquisando e principalmente comprometidas em qualificar este valioso recurso pedagógico, ainda que estes estudos apontem o fato de que o acesso a internet é mais comum na escola e que muitos professores ainda não utilizam a pesquisa na rede como meio para o aluno aprender.
Melhor ainda conhecer programas como o DOSVOX, o Teclado Virtual Livre e o Dasher entre outros, e encontrar neles meios de inclusão digital, num tempo ou era digital.
Lamentável que a distância entre o ponto de partida e o ponto de chegada (conhecimento), esteja estabelecido nas certezas ou dúvidas de cada educador, responsável por fazer a escolha dos recursos a ser disponibilizados ao aluno na escola.
Segundo Piaget, “O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores".
Ao conhecer sites como o NIEE/UFRGS e observar os projetos desenvolvidos por alunos especiais mediados pela equipe do núcleo, a comprovação de que estamos evoluindo nos processos de inclusão social, pois, quem iria supor num passado recente que encontraríamos publicado na rede mundial, produções, projetos ou manifestações de diferentes ordens, realizadas por pessoas com necessidades educacionais especiais, e o meu reconhecimento a importância de trabalhos como este.
A experiência proposta por esta atividade do curso, mais do que ampliar nosso olhar sobre a internet, tornando-o mais crítico e seletivo demonstra que por mais que a escola se modernize e programe novas práticas pedagógicas, ao professor caberá o papel de orientador e mediador dos processos de construção de conhecimento.
Os textos postados no material de apoio oferecem reflexões importantes, além de dicas e curiosidades sobre o tema.
A procura por sites que abordam a educação especial, utilizando diferentes buscadores, a partir das dicas elencadas, foi uma tarefa difícil, principalmente porque a educação especial é uma área que estou em processo de aproximação, faltando-me conhecimento para fazer uma escolha adequada. Sendo assim, encontrar sites do tipo do NIEE e considerá-los sugestão para outros colegas já desta área é uma responsabilidade muito grande.
Postei no mural do Teleduc os sites www.braillu.com, www.saci.org.br e www.vivenciapedagógica.com.br. Os primeiros são sites mais específicos de educação especial, e o terceiro é mais no nível de informática na educação em geral.
Por outro lado, concluo dizendo que fiquei encantada em ver o trabalho desenvolvido com alunos especiais proposto pelo NIEE da UFRGS, além dos recursos que este site nos oferece.
Que outros projetos como este sejam divulgados a fim de qualificar as ações pedagógicas da escola, em todas as modalidades de ensino.
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