[...] nunca houve uma escola que recebesse todas as crianças, sem exceção alguma. As escolas sempre se serviram de algum tipo de seleção. Todas elas foram, cada uma à sua maneira, escolas especiais, isto é, escolas para crianças selecionadas. [...] assim, uma escola para todos nunca existiu. A escola inclusiva[...] tem se proposto a atender todas as crianças sem qualquer exceção. BEYER 2006, p 13
"A escola tem sido identificada como o lugar da infância na sociedade contemporânea. Local de socialização que amplia as relações iniciadas na família. Espaço de aprendizado de códigos linguísticos específicos que facilitam a comunicação e o acesso ao conhecimento." (Baptista,p7,2006)
"O desafio é construir e pôr em prática no ambiente escolar uma pedagogia que consiga ser comum ou válida para todos os alunos da classe escolar, porém capaz de atender os alunos cujas situações pessoais e características de aprendizagem requeiram uma pedagogia diferenciada." BEYER, 2206 (b) p76
[...] é importante garantir que os alunos com necessidades educacionais especiais participem de uma programação tão normal quanto possível e tão específica quanto suas necessidades requeiram.COLL apud BEYER, 2006(a), p 71
“ Não se espera mais que a pessoa com deficiência é que, sozinha, procure se integrar. Espera-se que os ambientes, inclusive o educacional, estejam devidamente preparados para receber a todas as pessoas, evitando-se, assim, a exclusão e a discriminação.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos)
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